Como é a adaptação em outro país?

Como é a adaptação em outro país? A palavra já diz: adaptação, resultado da ação de se adaptar. Integração de uma pessoa ao ambiente onde se encontra (Dicio, 2019). Mas enfim, como é esse processo?

Primeiro você precisa ter a mente muito aberta para entender que esse é um processo de transformação, principalmente interno, de se desprender de todos os preconceitos que foram criados até então, de estar aberto à conhecer a nova cultura (isso inclui respeitar as pessoas, obedecer as regras/leis, aceitar como as coisas funcionam).

É normal que você faça comparações com o Brasil, afinal de contas, maior parte da sua vida você viveu lá, e o que você viveu é o que era “normal” (não estou falando da violência, isso é sem argumentos). No começo você vai sentir muitas saudades, da família, dos amigos, de lugares e sabores que você ama e tem uma ligação forte. Mas com o tempo, outros sabores e lugares vão ganhando o seu coração e você passa a se sentir em casa novamente, e não tem nada melhor do que uma casa nova não é mesmo?

A barreira da língua é uma das maiores à serem superadas, sem ela você se sente impotente, por não conseguir se comunicar, mas isso é questão de tempo, e só depende de você o tempo que isso vai durar! Cada um vai sentir essa experiência de uma forma, cada um vem em uma situação diferente, mesmo que no mesmo visto 😜. Outro dia estava caminhando e algumas pessoas passaram por mim de bicicleta, outras de skate, e eu pensei: O meu objetivo é chegar naquelas árvores e eu vou demorar 1 hora porque estou caminhando. Isso vai demorar mais do que para aqueles que passaram por mim de bicicleta e de skate, eles vão chegar primeiro, mas isso não quer dizer que eu não vou chegar, mesmo que fique muito mais cansada do que eles.

E assim é a nossa vida em outro país, alguns vem de bicicleta, outros de skate, outros a pé. Todos podem chegar, uns mais rápido do que outros, mas todos podem chegar. Os que vem de bicicleta são os que aplicam o Permanent Residency (PR) direto do Brasil 🤣, os de skate são os que já tem inglês, a profissão na lista, e conseguiram um sponsor que vai dar o PR daqui a poucos anos 👌🏻, os que estão a pé são os que vieram sem inglês e que tem um longo e cansativo caminho pela frente. Ou seja, mente aberta, foco e não se compare a ninguém!

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s