Despedidas e Saudade!

Vamos falar de despedidas e saudade… Quando alguém pensa em vir fazer um intercâmbio, ou imigrar para a Austrália, um sentimento muito presente é o da saudade, mas o que doe mesmo são as despedidas, ou a falta de oportunidade de se despedir.

Aquele abraço de até logo no aeroporto é muito doloroso, porque você sabe que esse até logo pode demorar meses ou até anos, muitos anos… e isso machuca muito. Dói muito também dar tchau para os amigos que fazemos aqui, e que se tornam nossos irmãos. Eles tem que partir, ou porque o visto deles venceu, por razões pessoais ou financeiras, precisam voltar para casa, ou mudar de cidade… de país… como dói!

Outra situação que não estamos preparados é para perder pessoas que amamos enquanto estamos aqui. Por estarmos literalmente do outro lado do mundo, às vezes fica impossível de ir dar o último adeus. Um dos fatores é a distância, em média a viajem entre Brasil e Austrália dura 2 dias, mas isso pode demorar mais, dependendo do trajeto que você escolheu. Outro fator é o valor da passagem, que é muito cara (tanto para ir, quanto para voltar), e dependendo da sua situação aqui você não vai conseguir pagar. A situação do seu visto também pode ser um impecílio para essa viajem, por exemplo se você estiver no brinding visa, você não pode sair do país.

Aconteceu comigo, mas conheço pessoas próximas que também receberam a triste notícia de que pessoas amadas faleceram como o pai, a irmã, a avó, a prima, o tio, e elas não conseguiram ir para o Brasil para se despedirem. Receberam o apoio aqui dos amigos, que se tornaram sua família deste lado do mundo.

É meus amigos, embarcar nessa aventura que é a Austrália é, sem dúvidas, algo ímpar e maravilhoso, porém temos que estar preparados, ou não, para conviver com todas as consequências que a distância desse paraíso pode nos causar, inclusive a saudade.

Com carinho, Liane Peixoto.

Autor: Liane Peixoto

Brasileira, Nordestina e mãe. Vivendo em Sydney - Austrália desde 2016! Me sigam no instagram: @lianepeixoto

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s